Semear vida multiplicando (auto)cuidado
- Jéssica Costa de Macedo Soares
- 1 de jan. de 2025
- 1 min de leitura

Pássaros são criaturas encantadoras e extraordinárias por muitos motivos, mas hoje um em especial chamou minha atenção: Pássaros semeiam enquanto comem. No jardim de minha casa avistei um pequeno pé de tomates crescendo e dando vários tomatinhos, mas eu nunca plantei tomates!
Enquanto comem e alimentam seus filhotes, os pássaros deixam cair sementes que mais tarde brotam para alimentar a eles e outros tantos animais. Fiquei pensando em quão generoso é o ato de alimentar o mundo ao sanar suas próprias necessidades, é justamente o cuidado consigo mesmo que faz com que os pássaros tenham a capacidade de contribuir com a alimentação de tantos outros animais e ao mesmo tempo garantir seu próprio alimento no futuro.
Há muito tenho tentado equilibrar meus cuidados, cuidar de mim o suficiente sem tornar-me egoísta ou autocentrada e cuidar das pessoas e do mundo a minha volta sem me abandonar no processo. Hoje aprendi uma grande lição com os passarinhos... É possível contribuir com o mundo e dividir o sustento enquanto alimento a mim e aos meus, de forma orgânica, sem pesos ou abandonos, apenas me percebendo como parte de um ciclo de vida que é muito maior que eu.
Que em 2025 a nossa revoada possa semear vida e alimento enquanto multiplicamos nosso (auto)cuidado, que sejamos capazes de aprender com os passarinhos a arte de cuidar de nós e do mundo com leveza e simplicidade.
Feliz ano novo e um excelente 2025 para tod@s nós.
.
Jéssica Costa de Macedo Soares
Psicóloga, poeta, colhedora de histórias e idealizadora da Revoada.
CRP: 06/135727
.

Comentários